coapa.cooperativa Contato Fale Conosco 63.3466-2003

Nossa História

A Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins surgiu de um momento de profunda união de homens e mulheres determinados e orientados por um mesmo ideal de lealdade ao cooperativismo e, sobretudo, de um forte sentimento de unidade entre companheiros.

Fundada em 27 de junho de 1998, da necessidade de organização e desenvolvimento dos produtores integrantes do Prodecer III - Programa de Cooperação Nipo-Brasileira para o Desenvolvimento do Cerrado, a Coapa logo se tornou a cooperativa de todos os produtores da região de Pedro Afonso, pois desde o início de sua história pautou-se sempre pela seriedade na condução dos seus trabalhos.

O Prodecer foi implantado rigorosamente em conformidade com as leis ambientais, gerando um desenvolvimento sustentável, imprescindível nas áreas de fronteira agrícola.

A cooperativa selecionada para ser a executora do Projeto foi a Coopersan - Cooperativa Agropecuária Mista de São João LTDA, que passou pela avaliação da Campo, Ministério da Agricultura e, principalmente, pelo Banco do Brasil, responsável pela análise da parte cadastral.

Infelizmente, durante a implantação do Projeto, essa cooperativa passou por sérias dificuldades financeiras até entrar em fase de liquidação, deixando os produtores e as instituições envolvidas em sérias dificuldades.

Tudo isso mobilizou os produtores que haviam se unido em uma associação para cuidar de seus interesses. Dessa associação surgiu a Coapa – Cooperativa Agropecuária de Pedro Afonso.

Através de ação da Campo foi conseguido apoio técnico e financeiro da Jica - Agência de Cooperação Internacional do Japão, que viabilizou a contratação da empresa ARA & Consultores Associados para executar a estruturação organizacional da Coapa, trabalho que teve início no ano de 2000.

O Governo do Estado do Tocantins, sensibilizado com a situação, através de um decreto declarou a estrutura de armazenagem existente em Pedro Afonso e que atendia os produtores de grãos como sendo de utilidade pública, para fins de desapropriação. Depois de emitido o Termo de Posse, em abril de 2000, a Coapa passou a administrar e operacionalizar a estrutura.

Ao longo de quase 20 anos, a Coapa desempenha um papel importantíssimo não apenas na região de Pedro Afonso, mas também no Tocantins. Tem inúmeros parceiros devido a respeitabilidade e credibilidade conquistadas ao longo deste período. Representa cada vez mais a voz dos produtores, contribuindo de forma decisiva para a consolidação da agropecuária tocantinense.

A cooperativa busca a sustentabilidade, fomentando a pesquisa, fornecendo insumos e serviços técnicos de alta qualidade, prestando serviços na área de armazenamento de grãos, provendo a região com assessoramento e assistência técnica, sempre primando pela ética e pelos valores cooperativistas.

A Coapa é sinônimo de vanguarda e competência em termos de cooperativismo, servindo como referência tanto para as famílias que integram seu quadro social quanto para os produtores que chegam todos os dias e de todos os recantos do país, com objetivos de se fixarem nesta região e, com seu trabalho, contribuírem também para o desenvolvimento do agronegócio regional.

A cooperativa está situada no chamado MATOPIBA, região considerada a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, que  compreende o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e responde por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras.

Atualmente a Coapa atende 120 ha de propriedades de cooperados produtores de soja e da agricultura familiar, agrupados ou não em associações na região de Pedro Afonso, abrangendo 18 municípios.

Em 2010 inaugurou sua Unidade Agroveterinária para atender a demanda para viabilização dos projetos de PRONAF, FNO, entre outros, e prestando assistência técnica especializada (veterinário, zootecnista, engenheiro agrônomo e técnicos agrícolas).

A Coapa mantém parcerias estratégicas com entidades em áreas de interesse de seus cooperados, com o Ruraltins, Adapec, inPEV, Seagro/TO, OCB/SESCOOP, universidades, órgãos estaduais, municipais e federais, além de empresas do ramo de commodities e agrobusiness.

A cooperativa incentiva sucessão e a participação dos jovens e mulheres em suas atividades, através dos Núcleo Jovem Cooperativista e Núcleo Feminino

A Coapa tem o compromisso ambiental de promover através de seus cooperados 99% de entrega de embalagens vazias de agrotóxicos na Central de Recebimento de Pedro Afonso.

Conta atualmente com 272 cooperados e 65 colaboradores.

 A meta de recepção de grãos para 2020 é 160.000 toneladas de soja e 50 toneladas de milho.

Em 2018, a Coapa completou 20 anos de atuação.


COAPA - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins

Avenida Mestre Bento, 2380 - Setor Zacarias Campelo - Pedro Afonso - Tocantins

Fone: 63-3466-2003

coapa@coapa.com.br

Fanpage: coapa.cooperativa