coapa.cooperativa Contato Fale Conosco 63.3466-2003
HORTA ESCOLAR

Atualizado em: 28/09/2019 11:04:06

Entidades desenvolvem projeto de empreendedorismo e inovação na Escola Comendador Pádua Fleury, uma das mais tradicionais de Pedro Afonso

Por:

Compartilhe:

Comente

Crédito da imagem: Ascom Coapa

Projeto atende escola que tem 82 anos de fundação e 272 alunos

Integrar cuidados coma natureza, alimentação saudável, empreendedorismo e inovação rural. Esses são os pilares do projeto "Horta Escolar Comunitária", desenvolvido na Escola Estadual de Tempo Integral Girassol Comendador Pádua Fleury, em Pedro Afonso, desde março deste ano, e que atende 24 alunos do 7º ao 9º do ensino fundamental – que atuarão como multiplicadores junto aos demais estudantes da instituição –, e quatro atiradores do Tiro de Guerra 11-004.

A unidade de ensino foi criada há 82 anos e atualmente conta com 270 alunos matriculados.

Com a proposta de atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a ação, realizada pelo Tiro de Guerra 11-004 em parceria com a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Secretaria Municipal da Agriculta e Instituto Federal do Tocantins (IFTO) – Campus Pedro Afonso, visa oportunizar aos jovens o aprendizado sobre a importância do empreendedorismo rural. A intenção é produzir alimentos para incrementar a merenda escolar da unidade de ensino e também para as famílias de atiradores, além de conscientizar para a importância da alimentação saudável e da inovação nas práticas educacionais.

Ao falar sobre o projeto, o chefe da instrução do TG 11-004, subtenente Paulo Henrique Silva Barcelos, citou que a integração entre os diversos parceiros e a escola tem fortalecido o bem-estar e o interesse dos alunos pela educação, principalmente no que diz respeito à inovação. “O projeto não se prende tão simplesmente no plantar e colher, busca repassar aos atiradores e alunos conceitos de cidadania, noções básicas de empreendedorismo, educação financeira, técnicas agrícolas, uso correto de equipamentos de proteção individuais [EPI’s] e defensivos, entre outros. Tudo isso visando o incentivo à agricultura familiar”, relatou Barcelos.

Gestora da Escola Estadual de Tempo Integral Girassol Comendador Pádua Fleury na época da implantação do projeto, Rose Mary Cunha Lima dos Reis disse que a mudança na rotina da escola foi visível, principalmente pela colaboração dos parceiros que contribuem levando aos alunos conceitos para se cuidar e manter uma horta.

Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Pedro Afonso, Albino Mazzola, a mudança de comportamento social começa pela educação e o projeto desperta o interesse dos alunos e famílias pela agricultura, gerando além de renda o incentivo para formação de profissionais para atuar na área de horticultura.

Durante o execução do projeto, que já teve o plantio de diversas espécies de hortaliças iniciado, os alunos também estão aprendendo a empreender e lidar com os valores financeiros que podem ser adquiridos para realização de ações dentro da escola, como o custeio das formaturas das turmas.

 “Isso é bom, pois irá ajudar a gente na formatura, e também a conhecer mais sobre empreendedorismo”, contou a estudante Amanda Coelho Silva, de 14 anos. “É algo que ajuda a colocar em prática o que a gente aprende na sala”, completou o estudante Alex Bruno Santos, de 15 anos.

Integração com a sociedade

Apoiadora do projeto, a Coapa disponibilizou tubetes para germinação inicial, defensivos contra formigas e substratos, além de orientar alunos e professores por meio de capacitação ministrada pelo agrônomo e integrante do Núcleo Jovem Cooperativista, Marcos Mazzola. O profissional palestrou sobre o manuseio de defensivos e o uso de EPIs.

“É uma honra para a Coapa ser parceira do Exército Brasileiro e incentivar o empreendedorismo. É muito importante para os alunos da escola terem esse aprendizado, aonde aprendem aspectos como custo de produção e comercialização de produtos que vai gerar renda. Eles crescem sabendo disso”, explicou Alberto Mazzola.

Ainda segundo o cooperativista, o projeto ajuda a romper os muros da escola e integrar alunos e famílias, além dos diversos setores sociais, para que eles adquiram conhecimentos sobre agricultura que é desconhecida pela maior parte da população.






346 Visualizações

Recomendadas

PROTAGONISMO

Jovens falam sobre cooperativismo em evento no IFTO Pedro Afonso  

MILHO E SOJA

Mercado de grãos é abordado em curso ministrado na Coapa por um dos maiores especialistas do Brasil

COACHING AGRIBUSINESS

IFTO Campus Palmas propõe parceria à Coapa na área de gestão 

COOPERAR PELA VIDA

Com incentivo da Coapa, comunidade de Pedro Afonso entra na luta contra o câncer e pela construção do Hospital de Amor

BUSCA POR INVESTIMENTOS

Ricardo Khouri avalia participação em visita de negócios a Dubai 

INTERAÇÃO

Encontro integra e leva conhecimento a produtores rurais da Coapa

WCM

Coapa participa de evento internacional com foco em liderança cooperativista

COAPA - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins

Avenida Mestre Bento, 2380 - Setor Zacarias Campelo - Pedro Afonso - Tocantins

Fone: 63-3466-2003

coapa@coapa.com.br

Fanpage: coapa.cooperativa